top of page

o que fazemos

Há 19 anos, Espaço Jovem mantem abertos e ativos centros de agregação juvenil, onde as crianças e os jovens se encontram, se conhecem e participam de varias atividades promovidas.

 

Procuramos oferecer espaços alternativos aos que a sociedade apresenta hoje e uma relação amigável que se mantem positivamente ao longo dos anos, acompanhando a pessoa e ajudando-a a encontrar as  soluções nas dificuldades  e as respostas  das suas exigências, seja do quotidiano como do longo prazo.

Todos as crianças e jovens participam das atividades e utilizam os espaços gratuitamente.

Apoia-nos para que possamos continuar a oferecer estas atividades e oportunidades gratuitamente para quem mais precisa.

Atividades 

Espaço Jovem organizas várias atividades de longo prazo e durante todo ano, mas também várias atividades de curta duração para as crianças e jovens. 

Explicação

Ensino Básico

Orquestra .JPG.jpg

Escola de música

20210926_102943.jpg

Futebol

Atlético Pedra Rolada

Explicação Ensino Básico

Em parceria com as escolas locais, que sinalizam e reencaminham as crianças e jovens com maiores dificuldades, o apoio escolar abrange cerca de 100 crianças e jovens do 1º ao 8ºano de escolaridade e com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos. O apoio escolar realiza-se através de explicações dinamizadas por técnicos e voluntários.

        Local: Centro de Pedra Rolada,

            Ribeira de Craquinha e Ribeira Bote

               Horário: Segunda a Sexta

               9:00 às 11:00 e 15:00 às 17:00 

Escola de música

Antes Orquestra "Sab Sebim", hoje  "Mindel` Orquestra"  assenta no lema ‘aprender a tocar para aprender a relacionar’ e proporciona alem de 100 crianças e jovens em 5 comunidades o acesso a diversos instrumentos. 

A Orquestra Sab Sebim conta com o privilegiado apoio técnico da Associação Cultural Italiana Baule Dei Suoni, nomeadamente através da colaboração da professora Giulia Cavicchioni.

       Local: Centro de Ribeira de       

       Craquinha, Pedra Rolada, Ribeira            Bote, campinho e São Pedro

       Horário: Segunda a Sexta apartir           das 19:00 às 21:00

Futebol

Em 2007, a Espaço Jovem avançou com a criação de uma equipa de futebol, FC Atlético de Pedra Rolada .  Atualmente, existem 5 escalões de futebol juvenil: sub - 10, 12, 15, 17 e 19. Os escalões de sub-6 até sub-12 fazem parte da escolinha com mais de 130 crianças inscritas. Os restantes escalões contam com cerca de 30 elementos cada. 

       Local: Centro de Pedra Rolada

       Horário: Segunda a Domingo

alunos ens rec e academica.JPG

Apoio a jovens que querem regressar a escola

IMG_20210412_181544_7.jpg

Horta Doméstica 

IMG_20190601_162044 (1).jpg

Teatro

Apoio a jovens

Apoiamos cerca de 48 jovens a pagar a propina mensal na escola Secundaria privada, apoiamos alguns universitários e temos na formação profissional 7 jovens onde pagamos a metade da propina, porque estudar  é uma forma de valorizar a própria pessoa e recuperar o sentido da vida como de apresentar-se melhor ao mercado do trabalho por isso para quem as condições financeiras não permitem é necessário procurar um recurso.

Horta Doméstica

"Ao tomar a atitude de produzir uma horta caseira deixamos de lado cegos hábitos de consumo e pensamentos imediatistas”. Encaminhamos a criação de hortas caseiras nas comunidades em que estamos inseridos, incentivando e ajudando algumas famílias a plantar em casa, o que pode ser o início da recuperação para uma alimentação caseira saudável. A horta traz a possibilidade de conexão com a natureza, de compreender os tempos e de ver crescer a vida, de envolver as nossas crianças no processo de construção, ensinar noções como paciência, responsabilidade e ecologia, e tambem a produção caseira é mais barata do que consumir de outros fornecedores;

       

Teatro

Grupo das crianças e de adolescentes com maior expressão na Craquinha O teatro é entendido na Espaço Jovem como uma ferramenta artística privilegiada no trabalho de promoção do crescimento intelectual, social, físico e emocional das crianças e jovens.

       

WhatsApp Image 2022-01-03 at 22.25.06.jpeg

Jovens 

Empreendedores


Aulas de Dança

WhatsApp Image 2022-03-07 at 23.32.55.jpeg

Estúdios de gravação

Jovens empreendedores

Promovemos encontros entre os jovens empreendedores, onde são partilhados vários ideias inovadores, criativos, e apoiamos na procura de financiamento.

São feitas reuniões todos os sábados com os jovens empreendedores.

Aulas de dança

Temos um projeto de Dança com as crianças onde ensinamos vários estilos, desde contemporâneo, cultural e estilos afro Dance.

Oferecemos o espaço para aulas de Kizomba para os jovens da comunidade

Estúdios de gravação

Nos dois centros temos estúdio de gravação, que permite aos jovens da comunidade de  produzirem e divulgar  as suas musicas, com poucos custos, facilitando a captação e a edição com uma melhor qualidade.

Espaços

Além das actividades, fornecemos pontos de encontros para os jovens. 

Com isso, criamos um ambiente de encontro entre a sociedade adulta e os joven. Nesses três centros (Craquinha, Pedra Rolada e Ribeira Bote) disponibilizamos espaços para o desenvolvimento de atividades como a explicação, os treinos de capoeira, as reuniões dos jovens empreendedores, as reuniões de futebol, projeção de cinemas, ensaios de dança e teatro, as aulas de música, WiFi gratuito.

Apoie-nos para que possamos continuar a manter esses espaços de encontro, livre de política e religião. 

IMG_20180315_202440.jpg

Sala de Espetáculos

e08a40_3b9591f086e344bb999474a68455b690_mv2_d_4160_3120_s_4_2.webp

Sala de televisão

e08a40_988aaf9bfa684ff39dfdcf6348501ce9_mv2_d_2592_1944_s_2.webp

Sala de

jogos  

Sala de Espetáculos

A sala de espetáculos é um espaço com cerca de 100 lugares sentados e pode ser utilizado pela comunidade para variados eventos. Atualmente, a sala dispõe dos seguintes equipamentos:

Misturador e amplificador de som

4 colunas de 1200 W

2 retorno de som

4 Microfones (2 panorâmicos e 2 dinâmicos)

Luzes de espetáculo e projetores

       Local: Centro de Ribeira de       

       Craquinha

       Horário: Segunda a Domingo

Sala de televisão

A Espaço Jovem disponibiliza duas televisões, uma em cada centro, para que as crianças e jovens da comunidade possam usufruir gratuitamente de conteúdos multimédia, tais como filmes ou programas televisivos de desporto e entretenimento.

       Local: Centro de Ribeira de       

       Craquinha e Pedra Rolada

       Horário: ver horário dos centros

Sala de jogos

A sala de jogos está equipada com os seguintes equipamentos que estão disponíveis para utilização durante o horário de abertura do centro:

  • Mesa de Ping pong

  • Mesa de bilhar

  • Matraquilhos

       Local: Centro de Ribeira de       

       Craquinha

       Horário: ver horário dos centros

e08a40_d555dff0c6464bae9c5a116c9ee3bc44_mv2_d_3120_4160_s_4_2.webp

Estúdio de Gravação

e08a40_9ae26e5fa14443638205bc3b96fbdee5_mv2_d_2048_1536_s_2.webp


Ginásio

e08a40_4eead0cc834d4bcba994d466fcd8e7a0_mv2_d_4160_3120_s_4_2.webp

Biblioteca

Estúdio de gravação

O estúdio de gravação permite a captação e edição de voz. Para isso, o estúdio está equipado com um microfone, uma interface para ligar o microfone no computador e o instrumento, duas colunas e ainda um computador com o programa de gravação twobass.

       Local: Centro de Ribeira de       

       Craquinha

       Horário: ver horário dos centros

Ginásio

O ginásio está localizado na parte superior no Centro da Pedra Rolada e dispõe dos seguintes equipamentos feitos pelos jovens da comunidade:

  • Multifunções de musculação

  • Halteres

  • Barra

       Local: Centro de Pedra Rolada

       Horário: ver horário dos centros

Biblioteca

A biblioteca é um espaço de estudo, onde podem ser consultados e requisitados os livros disponíveis.  Atualmente, a biblioteca está equipada com enciclopédias, dicionários e livros infantis, pedagógicos e de poesia.

       Local: Centro de Ribeira de       

       Craquinha

       Horário: ver horário dos centros

Caritas

Espaço Jovem se caracteriza para responder também nas emergências nos momentos de imprevistos, para os quais a resposta á necessidade tende a ser  imediata. 


Todas as coisas que são imprevisto,  emergências que aparecem com os jovens e família. 

Por exemplo: renda, comida, medicamentos, documentos de trabalho, eletricidade, …  
 

Apoia-nos para que possamos continuar a manter essa atividade de "caritas". 

Actividades
CARITAS
Espaços
bottom of page